ARTIGOS

  • quinta-feira, 7 de abril de 2016 10:58:10

Alhos com Bugalhos

Em mais um daqueles desafios que nossos clientes nos impõe, nos deparamos com a seguinte necessidade: apresentar em linhas comparações entre dias do ano atual e dias equivalentes do ano anterior alinhados pelo dia da semana. Em resumo, apresentar 2 0CALDAY diferentes na mesma linha com colunas ATUAL e ANTERIOR. Após quebrar alguns paradigmas, uma solução simples: hierarquia no 0DATE. Com esta solução, viabilizamos comparativos em cenários de tempo distintos dia a dia com o máximo da flexibilidade possibilitando retirar dias atípicos da análise ou alinhar datas comemorativas que nem sempre caem no mesmo dia do ano. E então, foi possível comparar "Alhos com Bugalhos" com qualidade.

  • terça-feira, 2 de junho de 2015 10:00:00

Pacote ITS de indicadores

EM BREVE! A ITStrategy está desenvolvendo um pacote avançado de indicadores estratégicos (KPI). Toda a base BW já está definida e já existem alguns relatórios de análise. Além de uma poderosa funcionalidade de avaliação de indicadores que considera rigores diferenciados entre os indicadores, o pacote também oferecerá interfaces analíticas para notepads e celulares. O pacote possui integração facilitada com o BW da empresa. O principal objetivo do pacote é organizar e consolidar toda a informação estratégica da empresa e está preparado para substituir ferramentas importantes como o Balanced Scorecard de forma mais flexível e amigável. Em breve, teremos o lançamento dos primeiros modulos!

  • quinta-feira, 13 de novembro de 2014 10:50:56

Salto de query para workbook

A transação RSBBS não oferece a opção de salto para workbook. Após pesquisar em toda parte, descobrimos duas alternativas: transação de variante usando a transação RRMXP; ou, pasmem, VBA no workbook. A primeira destas opções, mais elegante, tem um problema de não receber parâmetro algum no salto. Então, após muito estudo, encontramos uma solução elegante para o problema: configuramos um salto para um ABAP com parâmetros de entrada equivalentes a variáveis de entrada do workbook de destino (mesmo elemento de dados); este ABAP executa a função RSAH_LAUNCH_EXCEL e usa os parâmetros para gerar a tabela l_t_var. VOILÁ!

  • terça-feira, 2 de setembro de 2014 14:30:00

HANA: a paixão da SAP

Não há como negar o grande foco da SAP em sua nova plataforma in-memory - o HANA. É importante entender o que justifica esta aposta da SAP. Segundo Andre Petroucic, vice-presidente de soluções da SAP, o HANA dispensa um banco de dados. O próprio executivo já se defende sobre questões de disponibilidade, segurança e backup que podem surgir: em um dos testes da SAP, uma base de 2T foi restaurada em 2 horas após desconexão dos cabos de transmissão e energia. Petroucic afirma que a disponibilidade real time torna possível detectar em poucos segundos detalhes e padrões de comportamento de clientes, gerenciar a efetividade de promoções comerciais, atender a demandas de redes sociais e realizar um gerenciamento da marca de forma mais objetiva e eficiente. Considerando ainda os custos mais baixos que os dispositivos de armazenamento em memória têm em relação aos HDs, temos que nos render a esta nova paixão. Fonte: ITFORUM365

  • segunda-feira, 11 de agosto de 2014 08:00:00

Novo Site ITStrategy

Em agosto de 2014, a ITStrategy está inaugurando um novo site totalmente remodelado. Merecem destaque neste novo site: experiência dos sócios que acompanham cada projeto sempre de perto; status de entrega dos projetos (acompanhados de perto pelos sócios, os escopos e prazos são melhor controlados); satisfação dos clientes (oferecemos qualidade, prazos precisos e muita experiência em soluções de SAP BI); metodologia (entendimento da metodologia que aplicamos em nossos projetos); contato de clientes ou parceiros (o site permite apontar desde o primeiro contato a ordem de interesse para que a prestação do serviço seja adequada a cada cliente ou parceiro). Além destes pontos, ainda temos uma área de artigos onde sempre teremos matérias importantes do mundo SAP BI ou soluções técnicas interessantes para problemas comuns nos projetos. Aproveitem o site!

  • terça-feira, 5 de agosto de 2014 08:00:00

Variáveis de exit para hierarquias

Em um de nossos projetos, utilizamos uma variável de exit de hierarquia para um objeto na RSECADMIN. Para selecionar um nó de hierarquia, devemos preencher o campo LOW com o nome técnico do nó desejado e o campo HIGH com o nome técnico da característica principal da hierarquia. É um preenchimento diferente do original para estes campos que deveriam representar intervalos. Para ficar mais claro, imagine a seleção do nó "10001010" de uma hierarquia baseada no 0ORGUNIT: LOW = 10001010; HIGH: 0ORGUNIT. Está certo ou errado? O fato é que funciona.

  • segunda-feira, 4 de agosto de 2014 13:00:00

BI-IP - comando VARV não funciona

O BI-IP, como qualquer ferramenta, por vezes tira o consultor do sério! Alguns colegas já enfrentaram sérios problemas com o comando VARV do FOX no BI-IP que insiste em não funcionar. A maioria, apela para o ABAP com acessos diretos de memória. Em um de nossos projetos, descobrimos que o botão "Verificar código" compila este comando corretamente. A maioria não usa este botão porque considera que o botão "Verificar" é mais completo. Fica a dica.