A Microsoft invadiu o mercado de BI nos últimos anos com o Power BI (confira em Gartner Magic Quadrant). Além da facilidade para se criar um painel de indicadores, a acessibilidade e mobilidade foram decisivos para esta transformação no BI.
Hoje, os gestores das empresas que possuem indicadores em Power BI conseguem acompanhar seus indicadores de qualquer lugar e a qualquer hora de forma gráfica ou detalhada e ainda com poderosa navegação que permite análises infinitas da informação.
Outras ferramentas incrementam o portifólio da Microsoft e garantem uma base robusta para atender um ambiente de BI por completo. O último GAP estava em oferecer uma opção para configurar um cenário de planejamento estratégico e simulações dentro do ambiente Microsoft.
O Power Apps evoluiu na sua conectividade e este GAP não existe mais.
Agora, os benefícios de facilidade de implementação, acessibilidade e mobilidade estão disponíveis para o processo de planejamento estratégico e para as simulações.
Porque não evoluir e descomplicar as simulações nos cenários de planejamento estratégico?
A ITStrategy configurou um protótipo com um cenário simplificado, porém completo, de um planejamento estratégico em uma confecção fictícia. Existem relações com o mercado externo para demonstrar simulações de variação cambial.
A ideia do protótipo é comprovar a viabilidade de implementação.
Naturalmente, um cenário completo de planejamento sempre será diferente de uma empresa para a outra. Estamos dispostos a entender o cenário da sua empresa e, se for o caso, elaborar uma proposta com prazo e custo para revolucionar o planejamento estratégico e, principalmente, as simulações na sua empresa.
Planejar e simular precisa ser simples e rápido!
O cenário deste protótipo utiliza uma informação realizada com a aplicação de premissas para a geração de uma versão inicial de planejamento. Existe a flexibilidade de refinar as premissas por mês do planejamento sendo possível alterar o mês de referência quando existirem distorções que não devem se repetir (exemplos: greve de caminhoneiros ou pandemia do COVID-19).
Temos informações de dólar, impostos e estoque mínimo que são consideradas na geração da versão inicial.
O refinamento de cada módulo possui telas que permitem ajustes em linhas específicas ou em grupos de informações. Existem exemplos de aplicação de ajustes percentuais (quando o analista pode aplicar um % de ajuste) ou de números absolutos (quando é informado um valor que o sistema cascateia proporcionalmente).
Também temos drill down entre telas para facilitar o refinamento de informações com muita granularidade.
De forma resumida, o cenário possui uma previsão de demanda, custo diretos da produção, proposta de produção considerando demanda e informações de estoque, previsão de compras com base na produção e estoques, despesas administrativas e CAPEX com base zero.
O cálculo de custo da mercadoria vendida considera um custo de produção calculado com roteiros e listas técnicas ponderado com o custo inicial do estoque de cada mês.
Por fim, o cenário apresenta alertas de estoque e uso dos centros de trabalho e ainda um DRE simplificado anual e mensal.
A arquitetura deste protótipo possui uma base SQL Server responsável pelo armazenamento e por todo o processamento. Com isso, a velocidade de alguns cálculos é maior do que a própria atualização das telas. Essa característica viabiliza simulações de alta complexidade e com alta volumetria.
O Power Apps tem a função de frontend com telas que são disponibilizadas em um aplicativo para celular.
O Power BI possui um painel que exibe o aplicativo de planejamento ao lado de gráficos que são atualizados na medida que se ajusta o planejamento. Com isso, na versão de desktop, o aplicativo ganha um poderoso aliado visual para o refinamento de um plano: um painel de indicadores.
O Power BI também apresenta um painel de acompanhamento que inclui gráficos com cores indicativas de performance.
Por fim, a conectividade do excel com o SQL apresenta qualquer informação e pode consumir processo de automação do Power Automate (função do Power Apps) que utilizam linhas ajustadas do excel em processos do SQL que atualizam o planejamento na base de dados.
A segurança de toda esta mobilidade é garantida por usuários Microsoft Office 365 e a comunicação realizada por um Gateway instalado no servidor do SQL Server.